terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Plantas medicinais

As palantas medicinais designam todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos (caule, folha, caule,raiz ou fruto), substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos.

Algumas dessas plantas são:

Alho - utiliza-se o seu bolbo no tratamento  de hipercolesterolemia e como expectorante;

Anis estrelado - o seu fruto é utilizado como expectorante na forma de chá, porém não deve ser consumido durante a gravidez;
 Camomila - as suas flores são indicadas para quadros leves de ansiedade, actuando como um calmante suave, para além de actuarem nas cólicas intestinais.

Erva cidreira e maracujá - são reconhecidos pelas suas propriedades calmantes.

 Guaraná - é muito utilizado pela sua propriedade estimulante. A sua semente quando triturada torna-se pó. Porém, não é indicado para pessoas que sofram de ansiedade, hipertensão e problemas cardíacos. 

Erva doce ou anis - os seus frutos são indicados para problemas gastrointestinais, cólicas e também como expectorante.
Romã - a sua casca contêm uma substância capaz de combater inflamações e infecções da mucosa da boca e faringe. 
Hortelã - esta planta tem propriedades analgésicas, anti-bacterinas, expectorante e sedativa.
Utiliza-se normalmente sob a forma de infusão/chá misturando-se uma colher de sopa destas folhas com uma chávena de água.

1 comentário:

  1. Gostei de seu artigo sobre plantas medicinais, apesar de não ser da área, mas sou um amante da práticas naturais e da vida natural. Escrevo em meu blog Verdes Naturais na intenção de compartilhar o conhecimento para uma conscientização e quem sabe uma transformação para um regresso ao natural e uma qualidade de vida melhor. Gostaria de linca o seu blog no meu se me permite.
    Luiz

    ResponderEliminar