sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Controlar a respiração

Esta é uma das meditações mais simples. Contudo, trata-se de uma das mais poderosas e gratificantes. Meditar todos os dias através da respiração constitui uma base sólida para a prática de todas as outras formas de meditação.

Benefícios 
-Reduz a ansiedade
-Baixa a tensão arterial
-Reduz a confusão mental
-Promove a capacidade de focalizar a mente
-Ajuda-o a concentrar-se no que pretende

Quando meditar

Medite diariamente , de manhã e ao fim da tarde, durante dez minutos. Prolongue gradualmente a duração das sessões.

Preparação


Procure um sítio sossegado. Irá precisar de uma almofada ou uma cadeira de espaldar direito. Use roupas largas e confortáveis. Ilumine o ambiente de modo suave e mantenha a sala aconchegada e a uma temperatura agradável.

Prática


1-Sente-se de pernas cruzadas numa almofada, ligeiramente elevado em relação ao chão. Mantenha as costas direitas, queixo paralelo ao chão. Baixe os olhos e foque um ponto a cerca de um metro à sua frente. Repouse suavemente as mãos sobre os joelhos.

2-Respire normalmente pelo nariz, enchendo mais o abdómen do que o peito. Ajuste a postura e relaxe qualquer parte do seu corpo que esteja tensa.

3-Comece a contar a respiração em cada expiração. Quando chega a 10, recomece. Os pensamentos acabarão por interferir e, quando surgirem, deixe-os fluir, voltando a concentrar-se na sua respiração.

4-Passados cerca de 10 minutos, termine a sessão. Tente concentrar-se novamente na sua vida quotidiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário