sábado, 29 de janeiro de 2011

Musicoterapia - fins

Musicoterapia curativa

 No âmbito curativo, a musicoterapia pode aplicar-se a várias conjunturas:
-Apoio ao diagnóstico clínico;
-Com crianças prematuras e recém-nascidos;  -Na reabilitação precoce;  -Em educação especial;  -Em psiquiatria infantil;  -Em psiquiatria de adolescentes e adultos;  -Em geriatria e geropsiquiatria;  -Na toxicodependência;  -Com doentes anoréxicos e bulímicos;  -Em problemas relacionais do casal e terapia familiar;  -Em deficiências físicas: espinha bífida, amputados, etc.;  -Em deficiências sensoriais (cegos com problemas emocionais, surdos arciais);  -Em cirurgia e ondotologia;  -Em unidades paliativas da dor;  -Em oncologia;  -Em doentes terminais;  -Em doentes com sida;  -Em centros de reabilitação social, etc.
 Musicoterapia preventiva
No campo preventivo a musicoterapia aplica-se a uma grande diversidade de situações e contextos:  
-A nível pessoal;  -À mãe no período de gestação e na primeira infância da criança;  -Na educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo;  -Nos centros de acção social para adolescentes;  -Em família;
-Em centros sociais para a terceira idade;  -Música funcional no trabalho, etc.
Resumidamente, a musicoterapia:
    1.Diminui a ansiedade e as complicações cardíacas;  2. Aumenta a disposição física e mental;  3. Promove o equilíbrio da pressão arterial;  4. Melhora a resistência física;  5. Relaxa em situações de grande stress;  6. Estimula o bom humor;  7. Deixa a mente calma;  8. Melhora a concentração nas atividades intelectuais;  9. Deixa mais apurada as sensações gustativas, olfativas e visuais;  10. Alivia a dor de cabeça;
    A técnica da musicoterapia não promete a cura, mas ajuda o paciente a obter alívio e força emocional para aceitar e conviver com a doença. 
    “A musicoterapia é um excelente complemento ao tratamento convencional. A técnica não consiste em tocar uma música para o paciente ficar alegre. A proposta é fortalecê-lo emocionalmente para melhor lidar com os sintomas da doença. Isoladamente, a musicoterapia pode até não curar ninguém, mas promove melhoras no quadro clínico”, diz a psicóloga Cristiane Ferraz Prado.

1 comentário:

  1. Muito boa tarde!
    O meu nome é Pedro Simão, sou músico (musicólogo, músico prático, alaudista, dou aulas de música a crianças em idade pré-escolar e sou ainda musicoterapeuta).
    Gostava de trabalhar com alguém a nível profissional nomeadamente neste último ramo da música (como terapia) pois cada vez mais tenho concluído o tanto de bom e importante que tem a música para o desenvolvimento mental e físico do ser humano.
    Para quem quiser iniciar um trabalho comigo desta índole contacte a nível profissional contacte:
    pedrosimvaz@hotmail.com
    96 244 70 78
    Cordialmente!
    Pedro Simão

    ResponderEliminar