domingo, 6 de fevereiro de 2011

Terapia com as cores: cromoterapia

O que é a terapia com cores?
 Esta terapia serve-se das cores para provocar no indivíduo uma sensação de bem-estar psicológica e física. Os indivíduos são expostos a determinadas cores que se considera que possam influenciar a saúde. Pode-se para além disso criar um ambiente (vestuário, mobílias e até alimentação) baseado nas cores adequadas.






As cores teriam uma influência sobre a condições gerais do organismo e efeitos benéficos sobre a psique. A terapia com as cores pode ser utilizada para integrar uma terapia médica ou psicoterapêutica e por vezes também com um objectivo preventivo.
A cromoterapia afunda as suas raízes nas culturas da antiguidade que atribuíam às cores um forte poder curativo. Mais recentemente, algumas investigações demonstraram que a cor pode desempenhar um papel importante na cura de doentes num ambiente hospitalar. Os pacientes que ficam em quartos luminosos e com cores vivazes durante a sua estadia no hospital melhoram mais rapidamente do que aqueles hospedados em quartos com cores tristes. A cor pode, para além disso, estimular as capacidades intelectuais e melhorar o rendimento físico.

A casa da música possui uma sala laranja que estimula a atenção

Uma das terapias com as cores, em particular, baseia-se na teoria segundo a qual cores diferentes induzem níveis de energia diferentes que desempenham um papel importante na cura. Estes níveis de energia dependem do comprimento de onda do espectro cromático. Os defensores deste método pensam que a energia de uma cor é sentida não só pela pele mas também pelos pelos órgãos internos, cuja funcionalidade seria desta maneira modificada.
A exposição e sucessivamente, a visualização do azul ou do vermelho determinariam assim um aumento ou uma diminuição da pressão arterial. Também se ainda hoje esta teoria não foi provada, algumas investigações demonstram que os ambientes azuis e verdes induzem a calma, enquanto que o vermelho e o cor-de-laranja favorecem a activação.


A técnica de “vizualização das cores” é por outro lado um método de relaxamento praticado com sucesso por alguns mestres de yoga.

Quais são a indicações da terapia com cores? 


O efeito das cores sobre a psique pode ser utilizado na vida de todos os dias.
Desta maneira, as cores chamadas relaxantes podem ser usadas nos locais destinados ao repouso enquanto que as cores estimulantes encontrariam a sua melhor aplicação nos lugares de trabalho.
A terapia com as cores é por vezes utilizada como terapia de apoio contra o stress e cansaço. Em prática, expõe-se o paciente a cores diferentes, conforme o efeito procurado: vermelho para estimular, azul para acalmar,...
A cromoterapia é também utilizada no tratamento de algumas perturbações do sono: as cores teriam efectivamente a capacidade de modificar os ciclos do sono.


A cromoterapia local é para além disso usada pelos fisioterapeutas para o tratamento das inflamações ou das dores localizadas.
O terapeuta serve-se de um filtro colorido, aplicado a uma tocha, e, na penumbra, dirige um feixe luminoso monocromático sobre a zona que se deve tratar.
Esta terapia é em princípio usada em concomitância com métodos terapêuticos mais tradicionais.



Como é que se desenvolve a terapia com cores?

Esta terapia baseia-se na exposição a uma luz colorida. A frequência das sessões e a sua duração dependem da natureza das perturbações e da vontade de curar-se do paciente.


A terapia com cores é desagradável?
  
Não, qualquer que seja a sua forma, esta terapia é sempre indolor.
A exposição a uma luz colorida, contrariamente aos raios ultravioleta, não constitui nunca um perigo.

Qual é o tempo de duração da terapia com cores?

A exposição à luz colorida deve prolongar-se geralmente por muitos meses. Os primeiros efeitos podem de qualquer das formas sentir-se no decurso de algumas semanas.

Os limites da terapia

A eficácia da cromoterapia não foi nunca demonstrada cientificamente. O seu limite natural parece ser o valor simbólico das cores, que varia muito de uma sociedade à outra. O vermelho, por exemplo, exprime agressividade no mundo ocidental e alegria no oriental.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário