quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Posturas de meditação


Embora possa meditar em qualquer posição, a sua postura é importante quando medita. 

Quando meditar, aprenderá que o seu corpo e respiração podem ser uma grande ajuda para a sua mente. A maioria das meditações recomenda a posição sentada. A meditação tradicional do Buda faz-se na posição de lótus.
Pode ser difícil para os principiantes habituarem-se à posição de lótus mas a recompensa após algumas sessões com dores nos joelhos é enorme: uma vez que a domine, poderá meditar nessa posição para o resto da sua vida.
Uma postura correcta ajuda a sua mente a encontrar paz, força e controlo.
Beneficíe o seu corpo físico ao equilibrar as sua energias e sistemas.



A clássica posição de lótus 

1-Sente-se na sua almofada com a coluna vertebral o mais direita possível, desde a nuca ao cóccix. A almofada eleva-o um pouco para forçar os joelhos a aproximarem-se mais do chão, e ajuda-o a manter as costas direitas. Sente-se um pouco mais à frente na almofada.


2-Cruze as pernas com a perna direita por cima da perna esquerda. Os dorsos dos pés devem assentar em cima das suas coxas. Idealmente, ambos os pés formam uma linha direita.


3-Mantenha os seus ombros alinhados e relaxados. Tente não se sentar com um dos ombrosmais elevado do que o outro.


4-O queixo deve estar paralelo ao chão e ligeiramente recuado.


5-Os seus olhos devem estar em repouso, abertos e ligeiramente baixos, sem fixarem nada em particular, a cerca de um metro à sua frente.


6-Encoste a língua ao palato. Os lábios devem estar ligeiramente afastados e os dentes devem tocar-se mas não devem estar cerrados. Respire através do nariz.


7-A posição das mãos não faz parte da posição de lótus. Tradicionalmente, as mãos devem estar uma sobre a outra, com as palmas para cima, a uma distância de quatro dedos do umbigo (sem repousarem sobre as pernas ou sobre os pés) e os cotovelos estão ligeiramente afastados do corpo mas pode simplesmente pousar as mãos sobre os joelhos.


Embora os principiantes tenham tendência para achar mais fácil meditar de olhos fechados, é melhor treinar-se para o fazer de olhos abertos. Ter os olhos fechados encoraja pensamentos, devaneios e distracções. A meditação torna-se assim mais associada a “outro” mundo ou a um mundo interior do que com um modo mais claro e verdadeiro de ver este mundo.

1 comentário:

  1. É interessante realizar uma sessão curta de alongamentos para a coluna e as pernas antes da meditação. Além disso, a postura é fundamental. Existem acessórios que facilitam a manutenção da boa postura como o Zafu e Zabuton. Esses acessórios são almofadas com formatos especiais que são utilizados normalmente na prática Zen, no entanto ao meu ver, podem ser utilizados para qualquer tipo de meditação. Com eles você pode manter uma boa postura sem sobrecarregar as articulações das pernas e coluna. Você pode encontrar Zafu e Zabuton no site yogazen.com.br.

    ResponderEliminar