sexta-feira, 11 de março de 2011

Tratamentos termais


O que é o termalismo?


É o conjunto de actividades, estruturas e equipamentos que utilizam águas minerais ou termais com objectivo terapêutico. Trata-se de uma prática muito antiga, já utilizada na época romana e na idade média.
Os tratamentos termais são uma actividade médica e os seus custos, em determinados casos, podem ser parcialmente reembolsados pelo Serviço Nacional de Saúde. 


Como são classificadas as águas minerais ?
As propriedades das águas minerais são numerosas variando conforme as fontes. Cada estabelecimento termal é especializado na terapêutica de algumas doenças especificas. O efeito das águas corresponde a um mecanismo tão complexo que existem várias classificações. São dois os critérios principais:

-a classificação química:
Águas com bicarbonato, enxofre, cloro, cálcio, metais raros;
-a classificação terapêutica:
Tratamentos internos (por exemplo, o consumo de águas minerais para aumentar a actividade purificadora dos rins); tratamentos externos (banhos, duches, vaporizações orais ou cutâneas, massagens, jactos, irrigações vaginais etc.).

Quais são as propriedades de um tratamento termal?
O tratamento termal é um método terapêutico que permite:
-diminuir ou eliminar os medicamentos;
-aumentar a eficácia de um medicamento;
-reduzir os efeitos colaterais de algumas terapêuticas crónicas. 

 O tratamento termal é também um momento privilegiado para a educação sanitária : ritmo de vida regular, sem stress, higiene alimentar e regras dietéticas, uso optimizado dos medicamentos , exercícios físicos adaptados e repouso. Este permite para além disso:
- o diagnóstico precoce de certas afecções graças à presença contínua de pessoal médico;
- a prevenção das recaídas e das complicações.
O efeito dos tratamentos termais é curativo e preventivo. A duração de um tratamento pode ser curta como 2 a 4 dias, o tempo mínimo para um “reequilíbrio” eficaz.


Quais são as indicações?
Muitas doenças podem beneficiar dos efeitos de um tratamento termal: artroses, sequelas de fracturas, cálculos urinários, infecções nasofaríngeas recorrentes, perturbações intestinais, doenças da pele. Os tratamentos termais contribuem para a eliminação ou distanciamento das crises agudas e repetidas, como asma, enxaqueca e eczema, os tratamentos termais podem ajudar a diminuir a sensibilidade aos agentes desencadeadores. Quando as perturbações funcionais se associam a dificuldades psicológicas, podem desaparecer completamente uma vez reconquistado o equilíbrio psíquico.

Existem contra- indicações?
Como em outras terapêuticas, também para os tratamentos termais existem contra indicações. Geralmente, todas as doenças agudas (excepto o eczema) e qualquer doença crónica que comprometa seriamente uma função importante como a respiração ou a circulação do sangue – representam sérias contra-indicações. Alguns tipos de tratamentos podem ser desaconselhados devido à natureza das águas, do clima, da atitude ou do estado geral do doente.
 
Importante :
São várias as doenças que podem beneficiar com os tratamentos termais. Cada estabelecimento termal trata somente uma ou duas destas afecções. Os médicos de família e os centros de saúde locais que podem fornecer-vos todas as informações úteis em relação a este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário