quinta-feira, 17 de março de 2011

Banhos de sal

O que são banhos de sal?

A acção benéfica dos banhos sulfurosos em relação a numerosas afecções cutâneas era conhecida desde a antiguidade, e Marat, o célebre revolucionário francês, transcorria muitas horas na banheira para aliviar os terríveis pruridos causados por um doença de pele.
Também a balneoterapia – hidroterapia praticada através de banhos, com pressas ou duches – reentra entre as práticas tradicionais do termalismo.
Ainda hoje, por iniciativa do próprio paciente ou por prescrição médica, recorre-se muitas vezes aos banhos para aliviar as afecções reumáticas, as constipações, as irritações cutâneas e numerosas outras perturbações. Na farmácia podem-se encontrar sais ou óleos de banho com indicações precisas sobre as modalidades de uso, mas é também possível produzir por si própria essências de banho vegetais ou de óleos emolientes.

Os banhos de sal
Os banhos de sal consistem simplesmente em acrescentar à água sal de cozinha previamente dissolvido. O tempo de duração do banho varia dos 15 aos 20 minutos, a uma temperatura oscilante entre os 35 e os 37 ºC.
Estes banhos são geralmente prescritos para tratamentos com uma frequência quotidiana ou com uma frequência de três vezes por semana, para um total de 10-12 banhos.
Depois do banho é necessário repousar, conservando o estrato de sal sobre a pele.
Os banhos sal são utilizados no caso de várias afecções cutâneas ou reumáticas, de doenças ginecológicas ou de perturbações do metabolismo. São desaconselhados no caso de hipertensão arterial, de fraqueza cardíaca, de feridas abertas ou de afecções cutâneas purulentas.

Os banhos sulfurosos
Para preparar um banho sulfuroso utiliza-se um produto vendido na farmácia, o Kalium sulfuratum. 
O tempo de duração do banho, a temperatura, a frequência e as contra-indicações são análogas àquelas dos banhos de sal.

A reação do enxofre com a água produz hidrogénio sulfureto, que é absorvido quer através da pele quer por inalação dos vapores do banho. A pele beneficia de uma melhor irrigação, como mostra a sua cor vermelha.
Os banhos sulfurosos são aconselhados no caso de doenças reumáticas, de dores musculares, de inflamações crónicas da próstata ou das trompas de Falópio, além das inflamações da pele tais como pruridos, acne ou psoríase.



Os banhos iodados
Quando se toma um banho iodado é necessário tapar a banheira para não inalar os vapores. O iodo absorvido através da pele estimula a circulação periférica.
Os banhos iodados são eficazes contra a furunculose e outras afecções cutâneas purulentas, contra a artrose, a arteriosclerose e as suas consequências.

Banhos com aditivos: essências e plantas

Os óleos de banho restituem à pele as matérias gordas das quais esta é carente.
Aconselha-se de utilizar óleos de banho para os lactentes e para as crianças muito pequenas, com a condição de se escolherem produtos hipoalergénicos, dado que a sua pele é muito delicada e pode ser irritada por alguns perfumes.
A camomila, a arnica, a aspérula, o rosmaninho são eficazes contra as dermatites e aliviam as queimaduras solares. É necessário no entanto ter cuidado com a arnica, porque alguns tipos de pele manifestam uma reacção alérgica a esta planta.
Os banhos de soro tornam a pele macia, assim como os rebentos de trigo, o estrato de aveia e a erva-cidreira.
O alcatrão vegetal, o enxofre, o óleo de xisto são utilizados nos banhos contra o eczema crónico, as irritações da pele que provocam pruridos, a psoríase.
Os ginecologistas aconselham, na presença de algumas afecções, semicúpios* com o acréscimo de estratos vegetais: erva-cidreira, aquileia, camomila, rosmaninho.
Os banhos de lama são indicados no caso de afecções ginecológicas, de dores reumáticas, de gota e de doença da pele.


Os ataques de reumatismo são por vezes tratados através de banhos aos quais são acrescentados ácido salicílico (potente anti-séptico) ou óleos essenciais de pinheiro, de eucalipto ou de cânfora. Neste caso é fundamental seguir as doses prescritas, para não irritar excessivamente a pele.
Contra consequências provocadas pelas correntes de ar frio recomendam-se as mesmas substâncias indicadas para as fricções: óleo de pinheiro, de mentol, de tomilho, de erva-cidreira, de valeriana, de estratos de lúpulo ou de citronela.
Quase todos os óleos essenciais têm uma acção estimulante muito intensa.

*Semicúpio - s.m. Banho que é aplicado a uma parte do corpo.

Temperatura e duração dos banhos
Os banhos são habitualmente bem tolerados quando a temperatura da água é igual à interna do organismo. O banho deveria durar entre 15 a 30 minutos.
Para os doentes de coração, os banhos com aditivos tonificantes podem causar cansaço e é preferível pedir um conselho ao médico.

 Agora só precisa de relaxar...

1 comentário: