quinta-feira, 5 de maio de 2011

Auriculoterapia

O que é a auriculoterapia?
Trata-se de um método diagnóstico e terapêutico que tem o objectivo de aliviar a dor e curar o corpo intervindo sobre a orelha.
Em prática aplicam-se na orelha agulhas seguindo uma espécie de mapa, no qual cada ponto particular corresponde a um determinado órgão do corpo. Este método parece ser capaz de melhorar a resposta do organismo a algumas perturbações funcionais e de reforçar as suas defesas. 

A auriculoterapia era já usada pelos antigos egípcios e, desde o século IV a.C., também na China. Na sua forma moderna foi introduzida há cerca de quarenta anos atrás pelo médico francês, o Doutor Paul Nogier, que juntamente com outros estudiosos elaborou uma terapia com base na exististência na orelha de pontos de correspondência para determinadas doenças.
Sucessivamente, baseando-se em investigações realizadas por médicos europeus, chineses e americanos, se acabou por redigir um mapa pormenorizado da orelha, hoje utilizados pelos auriculoterapeutas de todo o mundo.




Quais são as indicações da auriculoterapia?
Os campos de aplicação da auriculoterapia são muito diferentes entre eles: segundo os seus apoiantes, esta técnica consentiria, entre outras coisas, em aliviar a dor, mas seria igualmente eficaz contra as perturbações do sistema neurovegetativo e contra o tabagismo, para além de potenciar o efeito de numerosos medicamentos.


Quais são os limites da auriculoterapia?
A auriculoterapia não é capaz de curar as doenças orgânicas, mas pode ser usada em caso de perturbações funcionais e de dores. É oportuno recordar que - como para outras medicinas naturais - muitos atribuem os seus efeitos a mecanismos de auto-sugestão e à indução do relaxamento.

Como se pratica a auriculoterapia?
Só uma identificação preventiva da perturbação permite utilizar o mapa da orelha com uma cognição de causa.
O auriculoterapeuta pode descobrir as zonas dolorosas da orelha através de palpação ou servindo-se de um aparelho eléctrico para procurar os pontos sensíveis, e deste exame, obtém indicações úteis para a localização de eventuais doenças e para formulação do diagnóstico.


Visto que a forma da orelha é semelhante à de um feto de cabeça para baixo, a determinação da correspondência entre os pontos auriculares e as partes do corpo é efectuada baseando-se nesta analogia: o lobo, por exemplo, representa a cabeça.



Terapia
Uma vez identificada a perturbação e os pontos auriculares correspondentes, o terapeuta executa uma desinfecção cuidadosa da orelha; em seguida, introduz uma agulha de ouro, de prata ou de um outro metal precioso até uma profundidade de cerca de 2mm no ponto pré-fixado, sobre o qual se pode intervir também mediante ímanes, correntes eléctricas e massagens auriculares.
Inicialmente, as agulhas devem permanecer enfiadas por cerca de 8 minutos, mas este tempo deve ser reduzido se o paciente se revela particularmente sensível.



Na maior parte dos casos, é necessário prever pelo menos cinco sessões, que devem ser realizadas a intervalos de poucos dias uma da outra e que prevêem a aplicação de três a seis agulhas.

IMPORTANTE
Deve absolutamente evitar-se a prática de auriculoterapia sobre si mesmo: convêm dirigir-se a um dos muitos terapeutas peritos em medicinas naturais que praticam auriculoterapia.



1 comentário:

  1. Gostei do artigo, simples e esclarecedor !
    Caso queira trocar idéias segue esse link
    http://criarharmonia.criarumblog.com/

    ResponderEliminar