quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pensamento positivo

O que é o pensamento positivo?

A aprendizagem do pensamento positivo baseia-se no facto que o pensamento negativo, destrutivo e pessimista quebra o equilíbrio afectivo, psíquico e físico do homem e o faz adoecer.
Segundo esta lógica, a falta de confiança em si mesmo, o pessimismo e a angústia implicações tais como depressão, nevrose, inibição, nervosismo, irritabilidade e stress, que abrem caminho à doença psicossomática e podem redundar em patologias graves.

O pensamento positivo mira, obviamente, ao efeito contrário.
Este fundamento positivo permite ao indivíduo de dispor de uma força e de uma energia que lhe dão um bom estado de saúde e lhe permitem de ser bem sucedido na vida.
Segundo os defensores do pensamento positivo, se o indivíduo não pode controlar o próprio destino, pode de qualquer maneira mudar a atitude perante os acontecimentos, evitando de deixar-se dominar pelos sentimentos negativos.
Alguns sequazes do pensamento positivo defendem que isto é útil também para lutar contra doenças orgânicas conclamadas e, por vezes, graves.

 

Como actua o pensamento positivo?
Como todos os métodos deste tipo, este depende antes de mais da convicção do paciente.
Nós somos aquilo que pensamos.
O efeito do pensamento positivo baseia-se na auto-sugestão.
Particulares fórmulas ou enunciações, que o paciente tem sempre presente, lê em voz alta ou ouve, podem ajudá-lo a tomar uma nova atitude e condicionam o seu incônscio de maneira a fazer-lhe tomar uma nova direcção.
    Tais enunciações devem permitir de eliminar cada reflexão desvalorizadora através de um pensamento positivo. Eis alguns exemplos: “Eu estou bem”, “É fácil...”, “Eu sou capaz”, “Estou descontraido”, “Conseguirei fazer”, etc.  
Quando recorrer ao pensamento positivo?
Pode-se fazê-lo em todas as circunstâncias e situações; no entanto, o pensamento positivo é particularmente eficaz em três âmbitos:
-em medicina e psicoterapia;
-para a formação de responsáveis comerciais e de direcção e nos seminários que estimulam a motivação;
-no desporto, o qual permite estimular a combatividade e realizar prestações a alto nível.
Como aprender a pensar de maneira positiva?
Quem se aproxima pela primeira vez ao pensamento positivo deve antes de mais aprender a decobrir os próprios mecanismos de pensamento a fim de detectar as suas tendências negativas. A fase sucessiva consiste em determinar quais são os aspectos negativos que podem ser substituídos por um pensamento positivo. 
Em seguida, determinam-se fórmulas que, repetidas, alcançam o incônscio. O pensamento positivo não é uma verdadeira terapia e não pode substituir as várias formas de tratamento psicoterapêutico. É no entanto utilizado, muitas vezes com eficácia, em terapias individuais e de grupo e pode ser aprendido pelas pessoas de maneira a tornar-se uma modalidade de auto-ajuda.
Métodos complementares
Para aceder efectivamente ao pensamento positivo é preciso muitas vezes desembaraçar-se de vários bloqueios mentais, cuja presença condiciona demasiado negativamente o pensamento. O stress e a angústia podem ser eliminados graças ao yoga, ao relaxamento, à meditação e a outros métodos deste derivados, entre os quais, por exemplo:
-o training autogéneo, que consiste em cair num estado de auto-hipnose através de uma série de exercícios graduais ensinados por um especialista;
-a sofrologia, que permite obter um estado análogo, graças a um mecanismo indutivo. Uma voz doce e monocórdica conduz a um estado de relaxamento. Diversos desportistas de alto nível utilizam a sofrologia para preparar-se para as competições, eliminando os factores de travagem para dedicar toda a própria energia mental à obtenção do melhor resultado.
Importante
O pensamento positivo pode parecer, à primeira vista, um método redículo. Não é fácil repetir fórmulas como: “Eu estou bem na minha pele” cinquenta vezes por dia, sem estar previamente convencidos da eficácia de tal método. Para isto, é importante superar a vergonha e as inibições, a fim de libertar-se da sensação de ridículo e de praticar com sucesso o pensamento positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário