sábado, 29 de janeiro de 2011

Musicoterapia


A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir.

 Definição de musicoterapia

A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que este alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente,uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.


Esta terapia usa sons, ritmos e harmonias para trabalhar a comunicação, a expressão, a timidez, a coordenação motora, além do stress, depressão, distúrbios de sono, Alzheimer, epilepsia, Síndrome de Down, autismo, problemas psiquiátricos ou sequelas provenientes de ataque cardíaco e enfarte. É uma área terapêutica que pode servir para qualquer patologia. “Não tem público específico, podemos atender desde a gestação até a morte”, afirma a musicoterapeuta Bruna Pierami.


O tratamento consiste na execução de vários instrumentos. Mas não é preciso que o paciente saiba tocar algum deles porque também pode ser reproduzido um CD durante as sessões. Depois de escutar as músicas escolhidas, o paciente fala das sensações que elas lhe provocaram.

No entanto, escolher a música certa não é para qualquer um. “Só o especialista é capaz de fazer a investigação sonora e descobrir quais as músicas mais adequadas para solucionar cada tipo de problema”, diz o musicoterapeuta Raul Brado, que coordena o Laboratório de Musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. 

A musicoterapia é totalmente diferente de uma aula de música, pois, não precisa de ensinar nada, é uma terapia livre.


Sem comentários:

Enviar um comentário