terça-feira, 6 de setembro de 2011

Osteopatia: o que é?

O que é a osteopatia?


Baseada na anatomia e na fisiologia do corpo humano, a osteopatia é um tratamento natural que se firma em três princípios:
-o corpo possui uma capacidade autónoma de restabelecimento que pode ser estimulada;
-o corpo possui uma ligação estreita entre a sua estrutura e o seu funcionamento;
-o corpo funciona correctamente se não houver defeitos estruturais.
A osteopatia afirma que todos os órgãos do corpo humano - nomeadamente o fígado, os rins e o baço - podem ser influenciados pelos bloqueios que se formam em várias partes da coluna vertebral.
Por exemplo, no caso de dores nas costas a osteopatia procura a origem do problema controlando a mobilidade das vértebras e buscando um bloqueio que impede o correcto funcionamento do corpo. A função da osteopatia é descobrir a sua localização e restabelecer o equilíbrio natural do corpo.

O que é que acontece numa sessão de osteopatia?
O tratamento osteopático começa com perguntas a respeito de doenças anteriores, acidentes, tombos, condições actuais de vida.
Estas informações servem para que o osteopata possa ter uma imagem global do paciente a ser tratado.
O osteopata faz também um exame médico geral. Observa a maneira do paciente se sentar, ficar de pé. A seguir, com as mãos, procura nas várias zonas do corpo os pontos de tensão, de bloqueio e as atitudes de compensação.

A finalidade do tratamento é eliminar estas tensões e recuperar o equilíbrio por meio das "manipulações": isto é, movimentos lentos e suaves nas pontas do corpo em que as  tensões são mais fortes. O osteopata pode também utilizar o método da energia muscular que significa agir de maneira sistemática em todas as articulações do corpo, insistindo  principalmente nas costas. O tratamento varia de um paciente para outo e, dependendo do tipo de dor, pode ser feito contemporaneamente com outras terapias.


A osteopatia pode ser desagradavél ?
A osteopatia é um método suave. É mais delicada do que, por exemplo, a quiroprática e é muito relaxante. Às vezes, no início, as mudanças que ocorrem no corpo podem ser desagradavéis.

Qual a duração de um tratamento osteopático?
Uma sessão dura em torno de uma hora. Mas o tratamento varia dependendo do paciente e, portanto, é dificíl estabelecer exctamente a sua duração. O número das sessões também varia porque depende de cada indíviduo e da gravidade e da persistênsia das dores e dos sintomas. Importantes são também a idade e o estado de saúde do paciente.

Quais doenças podem ser curadas com a osteopatia?
A osteopatia revelou-se um método eficaz para tratar dores nas costas, dores cervicais e outras cuja origem é ligada ao aparelho motor.
Traumatismos articulares, inflamações dos nervos e alguns traumas causados pela prática de desportos, todos podem ser curados com a osteopatia. Muitos problemas funcionais de natureza osteopática podem ser tratados com sucesso através este método.

Sem comentários:

Enviar um comentário