quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tratar hipertensão

Já falamos de como tratar a hipertensão através da acupuntura, agora é a fitoterapia que nos apresenta três soluções capazes de diminuir o problema.
1-O chá de alface é um calmante bastante eficaz. Tome duas chávenas desse chá por dia. 


2-Se preferir, retire a casca de 5 batatas-inglesas e ferva durante vinte minutos em fogo brando. Coe e beba duas chávenas dessa água por dia.

3-Outra receita é colocar um punhado de folhas frescas de amoreira num litro e meio de água a ferver. Deixar esfriar e coar. Beber toda a infusão em pequenos cálices durante todo o dia.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Osteopatia: o que é?

O que é a osteopatia?


Baseada na anatomia e na fisiologia do corpo humano, a osteopatia é um tratamento natural que se firma em três princípios:
-o corpo possui uma capacidade autónoma de restabelecimento que pode ser estimulada;
-o corpo possui uma ligação estreita entre a sua estrutura e o seu funcionamento;
-o corpo funciona correctamente se não houver defeitos estruturais.
A osteopatia afirma que todos os órgãos do corpo humano - nomeadamente o fígado, os rins e o baço - podem ser influenciados pelos bloqueios que se formam em várias partes da coluna vertebral.
Por exemplo, no caso de dores nas costas a osteopatia procura a origem do problema controlando a mobilidade das vértebras e buscando um bloqueio que impede o correcto funcionamento do corpo. A função da osteopatia é descobrir a sua localização e restabelecer o equilíbrio natural do corpo.

O que é que acontece numa sessão de osteopatia?
O tratamento osteopático começa com perguntas a respeito de doenças anteriores, acidentes, tombos, condições actuais de vida.
Estas informações servem para que o osteopata possa ter uma imagem global do paciente a ser tratado.
O osteopata faz também um exame médico geral. Observa a maneira do paciente se sentar, ficar de pé. A seguir, com as mãos, procura nas várias zonas do corpo os pontos de tensão, de bloqueio e as atitudes de compensação.

A finalidade do tratamento é eliminar estas tensões e recuperar o equilíbrio por meio das "manipulações": isto é, movimentos lentos e suaves nas pontas do corpo em que as  tensões são mais fortes. O osteopata pode também utilizar o método da energia muscular que significa agir de maneira sistemática em todas as articulações do corpo, insistindo  principalmente nas costas. O tratamento varia de um paciente para outo e, dependendo do tipo de dor, pode ser feito contemporaneamente com outras terapias.


A osteopatia pode ser desagradavél ?
A osteopatia é um método suave. É mais delicada do que, por exemplo, a quiroprática e é muito relaxante. Às vezes, no início, as mudanças que ocorrem no corpo podem ser desagradavéis.

Qual a duração de um tratamento osteopático?
Uma sessão dura em torno de uma hora. Mas o tratamento varia dependendo do paciente e, portanto, é dificíl estabelecer exctamente a sua duração. O número das sessões também varia porque depende de cada indíviduo e da gravidade e da persistênsia das dores e dos sintomas. Importantes são também a idade e o estado de saúde do paciente.

Quais doenças podem ser curadas com a osteopatia?
A osteopatia revelou-se um método eficaz para tratar dores nas costas, dores cervicais e outras cuja origem é ligada ao aparelho motor.
Traumatismos articulares, inflamações dos nervos e alguns traumas causados pela prática de desportos, todos podem ser curados com a osteopatia. Muitos problemas funcionais de natureza osteopática podem ser tratados com sucesso através este método.

Acupuntura trata hipertensão 2

Tratamento da doença

Além de ser determinante na prevenção da hipertensão arterial, este tipo de tratamento é também frequente nos casos de pacientes que já sofrem desta patologia. "Nos momentos de agudização, actuamos directamente no sistema cardiovascular, controlando a frequência cardíaca, a dilatação arterial, o que ajuda a minimizar o valor por si. Isto acontece numa fase mais avançada, quando o paciente já está a efectuar tratamento farmacológico e a ser acompanhado por um cardiologista.


A nossa actuação, em parceria com o cardiologista, permite fazer com que a necessidade de recorrer à farmacologia seja menor, isto é, as dosagens e o número de fármacos que são prescritos pelo médico vão diminuindo à medida que a função cardiovascular do paciente melhora", justifica o acupuntor.

Este tipo de tratamento alternativo, que em casos mais avançados da doença deve ser combinado com o acompanhamento de um cardiologista, consiste na introdução de agulhas em determinados pontos do organismo, que vão ter a repercussão desejada, no sentido de controlar e regularizar a situação cardiovascular.


Entre dez e vinte agulhas são colocadas desde os pés à cabeça do paciente, literalmente, e a sua posição varia de acordo com o doente e com o principal factor de risco que está na base da hipertensão arterial . Nos casos em que se verifica esta patologia, potencia-se, igualmente, o relaxamento do paciente. "São colocadas agulhas para tratar a hipertensão arterial e também noutras zonas do corpo, para potenciar o relaxamento do paciente. Cada sessão demora entre 20 e 30 minutos", explica o dr. Artur Morais. 


Juntamente com a acupuntura, é quase sempre prescrito, em caso de hipertensão arterial, um tratamento à base de plantas medicinais chinesas, que irão potenciar e, sobretudo, ajudar a manter os bons resultados conseguidos com a introdução das agulhas. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prevenir a calvicie

Combater a queda de cabela não é fácil, mas existem pequenos truques para atrasar o problema.

Ferva, durante dez minutos, duas colheres (de sopa) de alecrim e massaje o couro cabeludo com esta água todos os dias. 


Apesar de não garantir a paragem completa da queda, o alecrim impede que mais fios caiam.

Ervas que curam

Alfavaca
As folhas desta planta, cozinhadas ou em infusão (use um punhado para um litro de água), têm propriedades digestivas e, quando consumidas em cru, exercem uma importante acção desinfectante.
Os pratos que a contenham também ajudam a estimular o apetite.

A infusão de folhas secas (à razão de uma colher de sobremesa por cada copo de água) diminui as náuseas e apazigua os nervos que se concentram na zona do estômago. A mesma fórmula, em forma de bochechos, alivia as aftas, combate o mau hálito e reduz a inflamação das gengivas.

Chá preto é mais saudável do que a água

Beber três ou mais chávenas de chá preto por dia é tão saudável como ingerir bastante água e pode até trazer benefícios adicionais, de acordo com um trabalho publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition.
Segundo os cientistas, o chá preto não apenas hidrata como também pode proteger contra doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Os especialistas acreditam que esta bebida traz diversas vantagens ao organismo em geral.

Acupuntura trata hipertensão

Além de ser utilizada no tratamento de outras patologias, acupuntura consegue controlar e regularizar os níveis desta doença que atinge três milhões de portugueses.

 Mais conhecida por pressão alta, a hipertensão arterial é uma das doenças com maior prevalência em todo o mundo. Em Portugal, atinge três milhões de portugueses em idade adulta e continua a ser o principal factor de risco de doenças cardiovasculares, como enfartes do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
 
Por ser uma doença silenciosa, ou seja, na maioria dos casos, não são observados quaisquer sintomas no paciente, é fundamental preveni-la. Nesse sentido, é possível encontrar na acupuntura uma aliada. Através deste tipo de tratamento não convencional, consegue controlar-se a hipertensão arterial, quer ao nível do sistema cardiovascular, quer ao nível do sistema renal.
Prevenção da doença 
“De uma forma preventiva, ajuda a controlar os principais factores de risco para o aparecimento da hipertensão arterial, para se conseguir uma acção terapêutica. Em termos de factores de risco, falo do emagrecimento, dos níveis elevados de stress e do tabagismo. Através da acunpuntura, conseguimos fazer com que o paciente deixe de fumar, perca peso e baixe os níveis de stress”, garante Artur Morais, acupuntor.