sexta-feira, 3 de junho de 2011

Helioterapia


O que é a helioterapia?
A helioterapia é um conjunto de tratamentos que se baseiam na exposição ao sol. Os factores benéficos são três.
O calor seco é útil para aliviar alguns tipos de reumatismos como os ataques de artrose. Aos doentes que sofrem desta última aconselha-se um tratamento ou uma estadia num clima soalheiro e seco.
Os raios ultra-violeta são conhecidos pelos seus efeitos salutares sobre algumas doenças na pele como a psoríase.
Psoríase
Favorecem para além disso a síntese da vitamina D, substância indispensável à fixação do cálcio nos ossos da criança (luta contra o raquitismo) ou nas pessoas idosas (desmineralização).
É preciso no entanto ter cuidado para não superar um limite de exposição razoável, porque um excesso de radiações solares acelera o envelhecimento prematuro da pele e o aparecimento de tumores da pele.
A luz possui não só um efeito antidepressivo notável, mas também estimulante em relação a numerosas funções hormonais do organismo.
Isto explica o aparecimento de muitas perturbações no final do inverno, a maior actividade sexual durante a primavera e o verão e o benefício de breves tratamentos ou simples férias ao sol, na montanha ou na praia durante a estação invernal.
A luz solar, ou os seus substitutos artificiais, são por vezes mais eficazes do que alguns tratamentos médicos prolongados.
Porque se recorre à terapia do calor
O calor pode ser utilizado de diversas maneiras: banhos (termas), saunas e banhos de vapor, sol, termofóros, emplastros, pomadas e comprimidos que aumentam a temperatura interna do corpo.

A utilização do calor no campo médico é feita sempre de maneira a obter um aumento controlado da temperatura com fins terapêuticos. O calor pode ser dirigido em particular sobre os músculos ou sobre uma articulação, ou então investir todo o corpo.

Como actua a terapia de calor?
O calor dilata os vasos sanguíneos e distende os músculos. Os pontos do corpo cuja temperatura é desta maneira aumentada são mais bem irrigados, e isto estimula e acelera o processo metabólico. Por outro lado, o calor exerce também uma acção sobre o sistema nervoso.
A estimulação de zonas particulares do corpo pode provocar algumas respostas ao nível das zonas reflexas. Desta maneira, a acção terapêutica estende-se a todo o organismo.
A aplicação local do calor é particularmente eficaz sobre a musculatura, as articulações e os tendões.
A sua utilização sistemática influi sobre os órgãos internos como os pulmões, os rins, o estômago, o intestino, o fígado e a vesícula biliar, permitindo ao corpo de eliminar as toxinas. 
Quando se utiliza a terapia do calor?
O calor é particularmente aconselhado no caso de infecções porque intensifica a acção dos medicamentos.
Os estados febris podem muitas vezes ser combatidos por um banho quente e a transpiração que este provoca.
Os sufumígios, inalações de vapores contendo sais, óleos essenciais ou plantas medicinais, obtêm um efeito benéfico em caso de catarro ou de obstrução dos brônquios.
Os reumatismos, a tensão muscular, as luxações e as doenças degenerativas das articulações, como a artrose, podem ser aliviadas através da aplicação do calor. Nestes casos, a aplicação da água quente é particularmente apropriada porque facilita o movimento dos membros e evita a rigidez articular.
Inflamação
O calor favorece a eliminação de inflamações com acumulação. Pelo contrário, o frio bloqueia ou abranda o processo inflamatório.
Relaxamento dos músculos
A seguir a um esforço muscular violento, o calor de um banho ou de uma sauna, ou também de uma massagem favorece o relaxamento e permite eliminar toxinas.
 Nem sempre o calor é a solução indicada
No caso de perturbações circulatórias ou cardíacas, o calor e os banhos quentes devem ser utilizados com prudência e somente com conselho médico. Na presença de vertigens e de indisposições, é preciso interromper a aplicação de calor. As temperaturas demasiado elevadas (superiores aos 50º C) podem provocar queimaduras. O calor é muito danoso no caso de feridas graves, de contusões, de picadas de insecto e de fracturas, que requerem, pelo contrário, o frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário