domingo, 8 de julho de 2012

O poder das cores

Alguma vez na vida você ouviu dizer que as cores vermelho e amarelo do McDonalds foram escolhidas propositadamente porque a combinação tem o poder de estimular o nosso apetite?

Na publicidade, as cores já vêm sendo usadas pelos mais espertos. Uma boa propaganda que enche os olhos e estimula  os nossos desejos com certeza que vence a concorrência!

No entanto, a cromoterapia tem sido usada sobretudo para reestabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e emoções, com o objectivo de curar diversas disfunções do organismo. 

No tratamento com a Cromoterapia pode-se utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contacto com a natureza.






Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente, desencadeando processos distintos. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o efeito. Por outro lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.
As cores frias como o azul e o verde são as de comprimento de onda mais curto e as quantes como o vermelho e o laranja são as de comprimento de onda mais longo.


Propriedades de cada cor:

Vermelho - Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e a falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o otimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tendo um efeito sedativo, anti-séptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Anil - Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta - Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.

Branco - Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que reflectem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Preto - É a ausência de cor. Preto é o que vemos quando uma superfície absorve todas as cores e não reflecte nenhuma. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

Os tratamentos baseiam-se na exposição a uma cor por:
  • emissão de raios de cor sobre o corpo;
  • projector de slides com gelatinas coloridas;
  • uso de cores na decoração ou vestuário;
  • ingestão de água colorida.

Sem comentários:

Enviar um comentário