domingo, 8 de julho de 2012

Florais de Bach: o que são?


Os Florais de Bach são 38 essências à base de flores e plantas preparados homeopáticamente, usados para tratar cada um, uma sensação diferente.


O Dr. Bach viu que eram os estados emocionais que originavam as doenças ou as agravavam.
Assim ele dedicou-se a identificar as plantas que melhoravam e ou corrigiam esses estados de espirito de forma a levar a pessoa a sentir-se melhor para que assim o seu corpo tivesse mais energia e capacidade para combater a doença.

Ele verificou que de nada adiantava tratar o corpo sem tratar os estados de espirito da pessoa.
Para tratar o corpo torna-se necessário que a pessoa modifique o seu estado de espirito em relação à doença e em relação à vida pois a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta.

Assim as essências florais do Dr. Bach procuram melhorar os diversos estados de espirito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva por forma a nos ajudar a evitar ou a combater doenças.


Estas essências estimulam a capacidade que o corpo possui para se curar a si mesmo, através do equilíbrio das sensações negativas auxiliando a pessoa a ter mais autocontrole, a sentir-se bem consigo mesma e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.


As essências Florais de Bach são únicas, simples de usar, não têm qualquer contra-indicação, não interferem com qualquer remédio convencional nem alternativo e podem ser tomadas por qualquer pessoa, criança, animal ou planta.

Como tudo começou 
O Dr. Bach foi um médico inglês que trabalhou como bacteriologista num hospital de Londres na criação e desenvolvimento de vacinas orais.
Apesar dos seus êxitos ficou desiludido com a medicina ortodoxa que acabou por abandonar indo morar para uma floresta de Gales onde viria a desenvolver o seu trabalho.
A sua grande sensibilidade permitia-lhe sentir as energias transmitidas pelas flores através de um simples toque.

Ele verificou que algumas plantas tinham a capacidade de anular os sentimentos e sensações negativas e assim criou aquilo que hoje se conhece como os Florais de Bach.

O Dr. Bach viu que toda a doença resultava de desarmonia entre os aspectos espirituais e mentais do ser humano e que essa desarmonia se devia a estados de ânimo conflitantes que produziam infelicidade, tortura mental, medo, cansaço, submissão, etc. que diminuíam a vitalidade do organismo e permitiam o aparecimento da doença.


Por este motivo ele preparou remédios para tratar o estado de ânimo e de temperamento do paciente e não a sua doença física que é o resultado de falta de vitalidade do corpo e de conflitos mentais e emocionais.

Assim à medida que a pessoa voltasse a ser quem realmente era, a sua vitalidade era aumentada e podia usar a sua própria força e paz interior para restaurar a sua saúde.
Estas essências harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra estados de ânimo negativos como, irritação, medo, sentimentos de culpa, etc. que o Dr. Bach considerava serem a causa real das doenças e da infelicidade.

"O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar". Dr. Edward Bach

Sem comentários:

Enviar um comentário