quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dicionário de como preparar medicamentos

CATAPLASMAS
 

Para a preparação do cataplasma utilizam-se, sempre, ervas frescas, que devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. 
Em alguns casos específicos, a erva pode ser fervida num pouco de leite ou vinagre. Nos dois casos, esperar que o líquido evapore completamente. Em seguida, colocar a papa entre dois pedaços de gaze ou tecido bem limpo, de preferência linho, e aplicar sobre a parte do corpo afetada. O cataplasma costuma ser utilizado para o tratamento de dores reumáticas, inflamações da pele, inchaços, contusões, ulcerações, feridas e chagas.

DECOCÇÃO
 
Este tipo de preparação de medicamentos é utilizado quando a erva indicada pertence à categoria de plantas que não perdem a eficácia quando expostas ao calor. O método da decocção também é adoptado quando a receita especificar o uso das raízes, cascas, ramos e sementes, que pertençam a plantas compactas e lenhosas.
Nesse caso é necessário submeter a parte indicada da planta ao cozimento, em doses de água que variam de acordo com cada receita. A ebulição deve acontecer em fogo brando, podendo durar de algumas horas a poucos minutos, conforme a indicação. 
A decocção, usualmente, deve ser coada com um filtro de papel ou um coador de pano. Para maior aproveitamento, deve-se espremer a papa obtida entre os dedos, retirando assim o máximo de suco. O cozimento é que vai permitir retirar da planta todos os seus princípios ativos.
INFUSÃO

Para preparar uma infusão é necessário cortar em pequenos pedaços a parte da planta que se for utilizar, tanto pode ser a folha, como as flores, raízes, caule, etc. Em seguida, deitar água fervente. O recipiente utilizado deve ser fechado com uma tampa. A infusão deve durar, no mínimo, quinze minutos. Da mesma forma que a decocção, para coar utiliza-se filtro de papel ou então, um coador de pano.
 










MACERAÇÃO

Neste caso, para poder retirar todos os princípios medicinais de uma ou mais plantas, é preciso, depois de estas serem previamente moidas, colocá-las num recipiente com tampa (uma garrafa, por exemplo) e acrescentar uma dose pré-estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho, considerados os solventes que permitem extrair os princípios ativos da planta. Esse processo pode demorar de algumas horas a alguns dias, conforme especificar a receita. Deve-se também agitar esporádicamente o recipiente. 
Também é necessário coar o líquido obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário